quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Evento: XXI Congresso Nacional de Criminalística

Está programado para ocorrer, entre os dias 30/10/2011 e 04/11/2011, em Gramado/RS, o XXI Congresso Nacional de Criminalística, II Congresso Nacional de Peritos Criminais Federais, IV Congresso Internacional de Perícia Criminal e XXI Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística, conforme a seguinte divulgação:

Imagine um lugar bucólico, paisagens deslumbrantes, clima e arquitetura europeus, ruas arborizadas, floridas e impecavelmente limpas. Imagine um lugar extremamente organizado e no qual problemas relacionados à segurança simplesmente não existem. Acrescente ao quadro gastronomia que alia tradição e requinte, oferecendo desde fondue, cafés coloniais e chocolates, até churrascarias e pratos da cozinha internacional. Somem-se, ainda, estabelecimentos comerciais de todos os tipos, desde aprazíveis lojas de artesanato a boutiques de elegantes e famosas grifes. Envolva tudo isto por uma estrutura focada no turismo e no turista, implementada por pessoas acolhedoras, hospitaleiras e que se sentem felizes em fazer você feliz.


Surreal? Não. Apenas descrevemos Gramado, no Rio Grande do Sul, um dos principais destinos turísticos do Brasil e cidade eleita para receber o XXI Congresso Nacional de Criminalística, IV Congresso Internacional de Perícia Criminal e XXI Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística.

Como sede do evento, um local encantador: Serrano Resort Convenções & SPA, o melhor hotel montanha do Brasil. Precisa dizer mais!

A data para a realização do evento foi cuidadosamente escolhida: de 30 de outubro a 04 de novembro de 2011. Não por coincidência, nesse período iniciam-se as festividades que constituem o “Natal Luz”. Trata-se do maior evento natalino do Brasil e, certamente, um dos maiores do mundo. Nessa época, a cidade de Gramado transmuta-se num enorme, deslumbrante e magnífico parque temático, vertendo para o real nossos melhores sonhos... de natal. As atrações são incontáveis e maravilhosas. Imperdível.

Balizando o evento, e subjacente a todas as suas nuances técnicas, científicas, jurídicas, profissionais e classistas, impossível tema mais atual, pertinente e relevante: A Perícia Criminal e os Direitos Humanos.

Primorosa programação científica complementa o circuito. O XXI Congresso Nacional de Criminalística, assim como nas edições anteriores, contará com a participação de Peritos de renome nacional e internacional. As maiores autoridades em perícia criminal do planeta estarão presentes em Gramado. E mais, planejamos ofertar mini-cursos com essas autoridades. A programação científica será intensa, variada e se pretende açambarcar todas as áreas da criminalística, sem perder de vista naturalmente a perspectiva dos direitos humanos.

O projeto é ousado, sabemos. Mas não pouparemos esforços para implementá-lo integralmente. E nossas provocações já produziram efeitos. A procura de interessados em ministrar palestras é de tal ordem que, somado as limitações de tempo, espaço e recursos econômicos, seremos forçados a estabelecer prioridades na escolha dos palestrantes. De antemão, por isso, pedimos a compreensão de todos.

Por fim, mas não menos importante, salientamos que é nesse encontro que democraticamente delineamos os rumos políticos e técnico-científicos atinentes à perícia criminal oficial. É nele, também, que estabelecemos as diretrizes que pautam nossas atividades classistas. O primeiro tópico diz respeitos a todos os operadores do Direito que labutam na perícia criminal e áreas afins, enquanto o segundo ponto interessa exclusivamente a nós, os Peritos oficiais da área criminal. Só para recordar, no III Congresso Nacional de Criminalística, último evento deste porte realizado do Rio Grande do Sul, no distante ano de 1975, decidiu-se pela criação de nossa entidade mater, a Associação Brasileira de Criminalística - ABC. E agora, do que seremos capazes? Com a palavra os Peritos do Brasil.

Gramado te espera. Te aprochega, Tchê!



_________________________________________________________

OBJETIVOS DO CONGRESSO
  • Expor à sociedade a importância da Criminalística e da perícia criminal no processo de justiça social e de cidadania;
  • Incrementar a interação da Criminalística com os demais segmentos de defesa dos direitos humanos, reconhecendo na produção das provas materiais a relação direta com a plena aplicação das garantias dos direitos Individuais, com a proteção aos direitos humanos e com o combate à impunidade;
  • Incentivar a discussão cientifica nas várias áreas da Criminalística;
  • Promover e divulgar pesquisas científicas feitas por Peritos e demais Cientistas Forenses;
  • Ampliar as possibilidades de troca de experiências entre os peritos do Brasil e do exterior;
  • Integrar a comunidade de profissionais das ciências forenses do Brasil e demais países;
  • Estabelecer possibilidades de divulgação das boas experiências institucionais dos órgãos periciais do Brasil e do exterior;
  • Incentivar a integração das políticas públicas, nas áreas da Criminalística, realizadas pelos vários níveis de Governo;
  • Colaborar para a redução da criminalidade, por intermédio da investigação e processo criminal, a partir do incentivo ao uso das provas periciais;
  • Dar conhecimento aos operadores do direito sobre as possibilidades técnico-cientifica que a Criminalística disponibiliza para a Justiça Criminal;

Link do evento: aqui.

Programação do evento: aqui.

0 comentários:

Postar um comentário